Dependência química: culpa x tratamento

Dependência química: culpa x tratamento

Refletimos muito antes de começar este primeiro post e resolvemos escrever sobre a principal questão que se instala no seio familiar quando a necessidade do tratamento para drogas surge: CULPA!!!

Vemos por um lado familiares gastando tempo e energia tentando explicar ou descobrir seus erros e dependentes buscando encontrar culpados para a sequencia de eventos negativos que ocorrem em suas vidas.

O fato é que a dependência química é uma doença, reconhecida e catalogada no manual de Classificação Internacional de Doenças – CID, sob os códigos F19 (múltiplas drogas) e F10 (alcoolismo).  E como doença merece atenção e seu tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, onde acompanhamentos médico, psicológico e terapêutico são indispensáveis.

É importante ressaltar que trata-se de uma doença progressiva, incurável e fatal!!! No entanto, possui tratamento e é perfeitamente controlável.

Normalmente a dependência não se instala de uma hora para outra. É um processo!!!

A melhor maneira de identificá-la é observar o comportamento.  Este é o primeiro sintoma e também o que se manifesta de maneira mais clara. Mudanças bruscas de humor, no padrão do sono, na maneira de alimentar-se e nos relacionamentos sociais podem ser entendidas como “sinal de alerta”.

Informação é a chave para a ajuda. Conhecer os tipos de drogas, seus efeitos e principalmente os meios disponíveis de tratamento para dependência de drogas  garante que a família e o dependente possam buscar soluções seguras e com resultados positivos no tratamento da dependência química.

Com informação, orientação, aconselhamento e principalmente tratamento, a processo de culpa dá lugar ao processo de recuperação do dependente e de sua família.

Nos próximos posts estaremos trazendo as diversas formas de tratamento, gratuitos e particulares, bem como informações sobre drogas, com o principal objetivo de esclarecer e fornecer suporte para a decisão quanto ao melhor tipo de tratamento para cada caso.

Finalizamos, afirmando que uma sociedade esclarecida e fortalecida compõe uma rede de proteção poderosa capaz de prevenir ou cuidar adequadamente da problemática das drogas.

Central de Atendimento!

Nós ligamos

Um especialista entrará em contato.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.