DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CULPA X TRATAMENTO


Refletimos muito antes de começar este primeiro post e resolvemos escrever sobre a principal questão que se instala no seio familiar quando a necessidade do tratamento para drogas surge: CULPA!!!

Vemos por um lado familiares gastando tempo e energia tentando explicar ou descobrir seus erros e dependentes buscando encontrar culpados para a sequencia de eventos negativos que ocorrem em suas vidas.

O fato é que a dependência química é uma doença, reconhecida e catalogada no manual de Classificação Internacional de Doenças – CID, sob os códigos F19 (múltiplas drogas) e F10 (alcoolismo).  E como doença merece atenção e seu tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, onde acompanhamentos médico, psicológico e terapêutico são indispensáveis.

É importante ressaltar que trata-se de uma doença progressiva, incurável e fatal!!! No entanto, possui tratamento e é perfeitamente controlável.

Normalmente a dependência não se instala de uma hora para outra. É um processo!!!

A melhor maneira de identificá-la é observar o comportamento.  Este é o primeiro sintoma e também o que se manifesta de maneira mais clara. Mudanças bruscas de humor, no padrão do sono, na maneira de alimentar-se e nos relacionamentos sociais podem ser entendidas como “sinal de alerta”.

Informação é a chave para a ajuda. Conhecer os tipos de drogas, seus efeitos e principalmente os meios disponíveis de tratamento para dependência de drogas  garante que a família e o dependente possam buscar soluções seguras e com resultados positivos no tratamento da dependência química.

Com informação, orientação, aconselhamento e principalmente tratamento, a processo de culpa dá lugar ao processo de recuperação do dependente e de sua família.

Nos próximos posts estaremos trazendo as diversas formas de tratamento, gratuitos e particulares, bem como informações sobre drogas, com o principal objetivo de esclarecer e fornecer suporte para a decisão quanto ao melhor tipo de tratamento para cada caso.

Finalizamos, afirmando que uma sociedade esclarecida e fortalecida compõe uma rede de proteção poderosa capaz de prevenir ou cuidar adequadamente da problemática das drogas.

Bem Vindos!!!

Newsletter

Get the latest updates and news

ThemeREX © 2019 All rights reserved.