Quando uma pessoa começa a utilizar álcool ou drogas, ela realmente acredita que este uso é recreativo e não se configurará em abuso, levando à dependência química. Isso significa que a maior parte dos indivíduos acredita que conseguirá parar quando quiser e levará um longo tempo para ter a percepção de que não é bem assim.
O problema é quem nem sempre o paciente tem a oportunidade de se tratar. Há casos em que ele não cairá em si e seguirá achando que o consumo da substância não é um problema, o que leva famílias a tomarem, por exemplo, atitudes como a internação involuntária ou compulsória.
Nesse contexto, a dúvida que surge é: todo dependente químico precisa de internação? Saiba a resposta neste artigo!
Todo dependente precisa ser internado?
A resposta é sim. Uma pessoa que tem dependência química não usa simplesmente a substância e para quando quer. Ela abusa do álcool e/ou das drogas e não tem controle sobre o quanto consome, adquirindo uma tolerância cada vez maior, o que a levará a aumentar progressivamente as doses consumidas, podendo ter uma overdose a qualquer momento.
É justamente por isso que, quando alguém chega a se tornar dependente, para que consiga ter mais chances de se desintoxicar de forma segura e eficaz, a internação é necessária.
O processo de desintoxicação é difícil e doloroso porque o corpo naturalmente irá exigir o uso da substância e enviará uma série de sinais físicos que fazem a pessoa sofrer. Ansiedade, agressividade, dores no corpo, dores de cabeça e muitos outros sintomas estão presentes.
Dependendo do tipo de droga e do tempo de uso, as crises podem ser ainda mais severas, requerendo acompanhamento próximo de um médico psiquiatra e intervenção com medicamentos. Este é um dos motivos pelos quais a internação é necessária: para que esta etapa do tratamento seja feita de forma segura para o paciente.
Como saber se a internação é necessária no seu caso?
Para fazer essa avaliação, você precisa primeiro saber se pode ser considerado um dependente químico. Há uma série de sinais que permitem a qualquer um saber se é apenas um usuário da substância ou se a dependência já se instalou.
Uma boa forma de testar isso é evitando o uso. Se você conseguir não beber ou usar drogas por dias ou semanas, não pode ser considerado dependente. Por outro lado, se se sente inquieto, ansioso, fica tremendo, sente dores ou apresenta outros sinais que só passam depois que usar a substância, a dependência química já se instalou, pois estes são sinais de uma crise de abstinência.
Saiba que na Clínica Uplife temos um grupo de profissionais dispostos a lhe oferecer toda a ajuda de que necessita. Visite uma de nossas unidades e converse com a equipe!