Lidar com alguém que sofre com a dependência química não é fácil, pois nem sempre a pessoa percebe que está doente, que necessita de tratamento e que não conseguirá parar de usar drogas ou álcool quando desejar.
Tudo isso faz com que a situação piore cada vez mais, chegando a um ponto limite no qual será necessária uma decisão. Se ela não for tomada pelo dependente, precisará ser pelas pessoas mais próximas, normalmente pela família. É o caso da internação involuntária. Saiba mais sobre ela neste post.
O que é a internação involuntária?
É uma internação feita sem a autorização do dependente químico. Geralmente é solicitada pela família por escrito a uma clínica de recuperação. Muitos estabelecimentos dispõem de profissionais especializados e veículos descaracterizados que fazem a remoção do paciente para a clínica.
Como funciona a internação involuntária?
Quando chega à clínica, o dependente químico é avaliado por uma equipe multidisciplinar a fim de verificar se realmente é necessária a internação. Em caso positivo, o médico emite um laudo que, juntamente com outros documentos, é encaminhado ao Ministério Público em até 72h.
Apesar de não estar internado por vontade própria, é muito comum que, com o decorrer do tratamento, o paciente se conscientize não apenas de que estava doente, mas do sofrimento causado aos entes queridos e da necessidade de se tratar para poder retomar sua vida em sociedade.
Por isso, um caso de internação inicialmente involuntária pode se tornar uma adesão incondicional e voluntária ao tratamento, o que eleva as chances de sucesso de todo o trabalho que é realizado pela equipe da clínica.
Codependência
Muitas vezes, não é apenas o dependente que precisa ser tratado. É mais comum do que se pensa que os familiares desenvolvam o que se chama de codependência e precisem de acompanhamento, especialmente psicológico, para lidarem com tudo o que já passaram e com o que ainda irão vivenciar.
A Clínica Up Life dispõe de profissionais especializados que poderão apoiar não apenas o paciente, mas toda a família, ajudando-os a lidar com todos os sentimentos reprimidos e reconstruindo os laços rompidos pelos conflitos ocasionados em função da dependência.
Assim os entes queridos aprenderão a reposicionar suas prioridades e a dizer não todas as vezes que considerarem isso necessário para o seu bem-estar e o de outras pessoas.
Se você e sua família têm sofrido devido à dependência química e não sabem mais o que fazer, é hora de conversar com especialistas que possam lhe ajudar a lidar com o assunto. Venha conhecer a Clínica Up Life e nossa equipe!