A dependência química é uma doença e ocasiona inúmeros problemas, tanto para a saúde da pessoa, quanto para as suas relações pessoais, afetando também aqueles que estão próximos. Por isso, quando vivenciamos uma situação assim, é comum se questionar: quanto custa o tratamento e a internação de um dependente químico?
Se você está precisando de ajuda nesse sentido, seja para si mesmo, para um familiar ou para alguém próximo, continue a leitura, pois trataremos dessa questão no decorrer desse texto.
Como funciona o tratamento e a internação de um dependente químico?
É preciso deixar claro que a dependência química é uma doença e precisa ser tratada como tal. Por isso, é importante que no seu tratamento estejam presentes profissionais especialistas e qualificados para esse trabalho.
Em uma clínica de recuperação para dependentes químicos, o paciente se encontrará em um espaço propício à sua recuperação, sendo acompanhado por profissionais da área da saúde que estarão à disposição para o seu auxílio.
Tanto os variados recursos terapêuticos quanto os especialistas que estão presentes nestas clínicas contribuem de forma significativa para que as pessoas que se encontram acometidas pelo vício possam trilhar da melhor forma possível sua trajetória no caminho da reabilitação.
Esses profissionais são especializados em diversas áreas, tais como: terapeutas, psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros. Eles trabalham em equipe com a finalidade de encontrarem as melhores formas de tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente.
As intervenções podem incluir medicamentos, acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra, práticas recreativas, grupos de ajuda mútua, entre outras.
Por que internar?
Sabemos que a grande maioria das pessoas, ainda que estejam precisando, não querem se internar, pois isso é visto como uma medida muito drástica e repercute em vários aspectos da vida do indivíduo, principalmente em suas relações sociais.
No entanto, o organismo do dependente químico clama pelo uso da droga, o que faz com que ele, quando quer abandonar a dependência, trave uma batalha constante contra as suas vontades.
Por isso a clínica é um ambiente seguro, onde a pessoa contará com o amparo de profissionais preparados para lidar com as crises de abstinência e auxiliá-la para a sua cura.
Quais os custos de internação?
Como vimos, o tratamento adequado varia de paciente para paciente, de forma que não se pode definir de antemão qual o tempo necessário de internação e quais medicamentos serão administrados, além de outras variáveis que vão depender de cada caso.
Por esses motivos, não podemos ter uma tabela de custos fixos para o tratamento e a internação de um dependente químico. Esse valor varia muito, pois depende de uma série de fatores individuais que estão envolvidos na reabilitação.
Como exemplo, podemos citar as possibilidades de tratamento, que pode ser interno – quando a pessoa passa todo o tempo na clínica – ou parcial, quando ela passa parte do tempo em casa e parte na clínica. Além disso, leva-se em conta também a qualidade das acomodações da clínica em questão e os recursos terapêuticos e profissionais que ela oferece.
Se você precisa de ajuda, entre em contato com a Clínica Up Life. Dispomos de excelentes profissionais e acomodações para o tratamento da dependência química. Comece hoje a escrever uma nova história.