Plano ambulatorial permite a internação de dependente químico pelo convênio?

Plano ambulatorial permite a internação de dependente químico pelo convênio?

Por mais que este seja um tema constantemente debatido, ainda se vê muita gente apontando a dependência química como uma falha de caráter e acreditando que pessoas nessa condição podem simplesmente abandonar o vício quando quiserem.

A verdade é que a OMS – Organização Mundial da Saúde – já estabeleceu que se trata de uma doença e, como tal, deve ser tratada por profissionais especializados de uma série de categorias, isto é, uma equipe multiprofissional.

Considerando isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a possibilidade de o plano de saúde cobrir a internação de um segurado que seja dependente químico e, em caso positivo, se um plano ambulatorial asseguraria este direito. Fique com a gente e acompanhe o post de hoje!

 

Plano de saúde ambulatorial: o que é?

Quando você contrata um plano de saúde, ele pode ter 4 modalidades, as quais podem estar combinadas ou não. Conheça cada uma delas a seguir.

 

  • Ambulatorial – nessa modalidade, é possível realizar consultas, exames e procedimentos simples, os quais não requeiram internação.
  • Hospitalar – é o que possibilita internações, as quais são necessárias quando se trata da realização de procedimentos mais complexos, como cirurgias.
  • Odontológico – é aquele em que são cobertos tratamentos dentários.
  • Obstetrícia – esta modalidade foi concebida para atender a mulheres durante toda a gestação, cobrindo exames e procedimentos específicos neste caso, bem como o parto.

 

Como dissemos, um plano pode combinar as quatro modalidades ou ter apenas uma ou mais delas.

 

É possível internação de dependente químico tendo plano ambulatorial?

A resposta para essa pergunta é não. A maioria dos planos ambulatoriais não cobre a internação de pacientes com dependência química, assim como não cobriria qualquer tipo de internação, considerando que a modalidade de plano que dá direito a se internar é a hospitalar.

Mesmo aqueles que possuem plano hospitalar, precisam atender a outras condições para conseguir ter a internação autorizada, sendo as duas principais que o contrato assinado com a operadora preveja esse tipo de cobertura e que haja solicitação médica indicando a necessidade de internação. No documento, é necessário constar o CID – Classificação Internacional de Doenças – da doença (dependência química ou alcóolica).

 

Portanto, há uma série de situações em que o seguro de saúde pode negar a possibilidade de internação e é preciso estar atento aos aspectos que citamos acima para que você possa ter certeza dos seus direitos como segurado.

A Clínica Uplife conta com cobertura de alguns planos de saúde para a realização de internação. Fale conosco e conheça as operadoras!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.