A importância do CID para internação de dependente químico pelo convênio

A importância do CID para internação de dependente químico pelo convênio

Quando contratamos um seguro saúde, o fazemos para que, nas situações em que estivermos vulneráveis nesse aspecto não precisemos recorrer a hospitais públicos e possamos contar com um atendimento de excelência.

Porém, apesar de a OMS – Organização Mundial da Saúde – já ter se manifestado no sentido de apontar a dependência química como uma doença, muitas pessoas ainda não a enxergam assim e por isso têm dificuldade em compreender que, sim, os planos de saúde devem cobrir a internação de dependentes químicos.

Porém, cumpre esclarecer que é necessário atender a uma série de requisitos para que se possa obter a autorização do seguro para a internação. Entre eles está a necessidade de laudo médico onde conste o CID da doença.

Continue lendo para saber mais sobre isso!

 

O que é preciso para conseguir a internação pelo plano?

É preciso basicamente atender a três requisitos:

 

  • Possuir um plano hospitalar, o tipo que permite não apenas consultas e exames, mas também internações.
  • Ter uma solicitação de internação emitida pelo médico e que contenha o CID da doença.
  • Ter a cobertura para esta doença especificada no seu contrato com o plano.

 

Se todas essas condições forem atendidas, a operadora será obrigada a cobrir a internação.

 

O que é o CID?

O CID é uma sigla para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Atualmente temos utilizado o CID 11 porque a classificação está em sua décima primeira edição. Ela reúne as diversas doenças, atribuindo a cada uma delas um número e é atualizada pela OMS periodicamente.

 

Por que ele é tão importante?

O CID é importante por várias razões, entre elas o fato de que, quando uma doença é registrada na Classificação, ela passa a ser reconhecida mundialmente como uma patologia, como é o caso da dependência química.

Isso significa que, a partir do momento em que a OMS adicionou a dependência ao CID, atribuindo-lhe um código, todos os médicos do mundo inteiro passam a reconhecê-la dessa forma, tendo acesso a uma série de informações relevantes sobre sua causa e caminhos para diagnóstico.

 

A partir do momento em que toda a documentação é reunida, na Clínica Uplife, você poderá ter acesso, por meio do convênio, a uma equipe multiprofissional que durante a internação cuidará de você ou do seu ente querido a fim de oferecer as melhores condições para compreender as razões pelas quais se viciou e que caminhos percorrer para se afastar das substâncias químicas, reconstruindo sua vida e recuperando o tempo perdido. Fale conosco e confira quais planos de saúde são aceitos!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.