Quando uma pessoa é internada em uma clínica de recuperação, a desintoxicação é a primeira etapa do tratamento. Nela, o paciente é privado do uso da droga e por isso passa por momentos difíceis, precisando do apoio de toda a equipe. Quer saber quanto tempo leva para se desintoxicar? Não deixe de ler este post!
Como é o processo de desintoxicação?
Uma vez que o organismo do paciente estava habituado a receber drogas, o indivíduo certamente apresentará sinais de abstinência, que nada mais são do que o corpo tentando forçar a pessoa a consumir a substância. Os sintomas incluem
- Dores de cabeça
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Cansaço
- Falta de sono
A pessoa pode ficar agressiva, tentar o suicídio e até mesmo morrer em função da seriedade da crise. Por isso é muito importante contar com o apoio de profissionais especializados que possam administrar medicação, se necessário, a fim de aliviar os sintomas do paciente.
Com o passar do tempo, as crises diminuem em intensidade, abrindo espaço para que o indivíduo passe para outra etapa do tratamento, que inclui terapia individual e/ou em grupo.
Quanto tempo dura o processo de desintoxicação?
Não há como saber exatamente o tempo de duração. Muitas clínicas possuem protocolos de tratamento que duram 21 dias, mas não há como garantir que um paciente esteja completamente desintoxicado, pois o tipo de droga que ele utilizava, o tempo de uso e a sua disponibilidade para o tratamento também influenciam neste processo.
Tratamento não se resume a desintoxicação
É claro que a desintoxicação é muito importante, mas de nada adianta se preocupar apenas com esta fase do tratamento. O que realmente faz com que uma pessoa deixe de usar drogas não é o fato de ficar 21, 28 ou 35 dias sem utilizá-la e sim uma mudança que leva tempo e é iniciada na fase seguinte, a terapia.
É conversando com seus pares e por meio da mediação de um profissional que a pessoa começa a se conhecer, entendendo os motivos que a levaram a usar drogas e aprendendo a lidar de outra forma com estes gatilhos, assim como com suas insatisfações e fracassos.
Quando ela retomar a vida em sociedade, são estes protocolos e a possibilidade de continuar a terapia que vão ajudá-la a se manter abstinente e perseverante no desejo de reconquistar a confiança dos familiares e o seu espaço na sociedade. Portanto, a desintoxicação é apenas o primeiro passo.
Na Clínica Uplife, temos uma estrutura que permite aos nossos profissionais um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana a todos os internos, em especial aqueles que estão passando pela desintoxicação. Venha conversar com nossa equipe!