Dada a complexidade que envolve o uso de drogas, há, atualmente, diversos tipos de tratamento para dependentes químicos. A superação da dependência química exige a combinação de diferentes intervenções para que a terapia seja direcionada conforme o perfil e a necessidade de cada indivíduo. Igualmente relevante é identificar os gatilhos que levam a esse comportamento e propor soluções eficazes. Nesse contexto, vamos explicar quais são e como funcionam esses métodos terapêuticos.
Recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, avaliou o perfil do usuário de drogas no Brasil com idades entre 12 e 65 anos. Os dados revelam a necessidade de buscar alternativas mais eficientes para conter os impactos desse problema sobre a saúde individual e coletiva.
Um dos pontos destacados na pesquisa é que cada usuário de drogas estabelece uma relação peculiar com a substância. Eles também apresentam necessidades diferentes e, até mesmo, variação na quantidade de drogas para alcançar o efeito desejado. A compreensão dessas nuances é importante para o profissional escolher os tipos de tratamento para dependentes químicos com as intervenções mais específicas.
Porém, os principais entraves para a busca de uma orientação especializada são a negação da doença, a falta de apoio e o medo do estigma social negativo. Além disso, muitos amigos e familiares não sabem como ajudar um dependente químico ou desconhecem a existência de tratamentos especializados.
Uma Clínica de recuperação para dependência química, sem sombra de dúvidas é o local mais adequado para um tratamento eficaz e duradouro. Lá, o dependente químico é acolhido com toda infraestrutura, a fim de mantê-lo motivado para enfrentar a compulsão e as crises de abstinência, além de desenvolver práticas que conduzam a uma vida mais saudável e produtiva.
Nós, da Clínica Up Life realizamos o que há de melhor em tratamento contra a dependência química, através de um diagnóstico criterioso, feito por uma equipe multidisciplinar, que leva em consideração as especificidades de cada caso. A partir daí, é montada uma estratégia que sugere a necessidade de terapias diferenciadas e voltadas para todos os aspectos envolvidos na vida do paciente.
Ao conhecer as motivações que alimentam o vício, é possível trabalhar com propostas terapêuticas mais focadas na reabilitação cognitiva, social e, sobretudo, na recuperação da qualidade de vida. Cabe ressaltar que essas metodologias de tratamento são revistas periodicamente, visando o atendimento das múltiplas necessidades do paciente e a reorganização de sua vida como um todo.
Muitas vezes, a família pode ficar receosa em se afastar do paciente, como se estivesse o abandonando. Mas é justamente o contrário! Você está oportunizando a ajuda profissional que ele tanto precisa para se recuperar. Além disso, em nossa clínica é até recomendado que os amigos e familiares possam realizar visitas e mostrar que estão lá para dar todo o apoio necessário. É um processo conjunto de transformação, para o qual cada um cumpre um papel importante