É do conhecimento de todos que todo e qualquer substância entorpecente é prejudicial à saúde. Contudo, os efeitos causados pelas drogas sintéticas são ainda mais graves. Isso se deve ao fato de que as substâncias contidas nelas são produzidas em laboratórios, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de controle.
O poder de destruição das drogas sintéticas é alto, podendo ocasionar não apenas a dependência, mas até mesmo a morte. Neste artigo, você saberá mais sobre o assunto. Confira!
O que é uma droga sintética?
São substâncias fabricadas em laboratório com o objetivo de reproduzir os efeitos de drogas naturais ou até mesmo potencializá-los. Boa parte delas são psicoativas, ou seja, afetam a capacidade cognitiva do sistema nervoso.
Principais drogas sintéticas e seus efeitos
Existem diversos tipos de drogas sintéticas. Boa parte delas é consumida pelo público jovem em festas e momentos descontraídos. Confira as principais e as consequências do consumo:
- LSD: também é conhecido como ácido lisérgico, esta substância pode causar alucinações e flashbacks, ou seja, mesmo após passar um certo tempo desde o consumo da droga, o usuário pode voltar a sentir os efeitos. Os riscos que ela oferece são bastante altos, por mais que o indivíduo use apenas uma vez e jamais se torne dependente.
- Ecstasy: geralmente é consumido em forma de comprimido. É conhecido como a droga do amor devido ao seu efeito de aumentar a sensibilidade corporal. Deixa o indivíduo bastante agitado e com muita vontade de beber água. É uma droga bastante consumida pelo público jovem, sendo bastante vendida em festas e boates. Pode causar sérios problemas a saúde dos usuários e inclusive levá-los a uma overdose.
- Metanfetamina: Bastante popular em casas de festas, essa droga é estimulante e produzida a partir da anfetamina. Entre os seus efeitos colaterais, podemos destacar a euforia, o aumento da libido, as emoções intensas e a hipersensibilidade. Além disso, ela ocasiona a redução do apetite e produz uma sensação de cansaço.
Essas drogas são altamente viciantes e têm efeitos devastadores. A boa notícia é que existe tratamento para a dependência delas. Ele geralmente requer atendimento especializado, feito por uma equipe multidisciplinar especializada em dependência química, a qual avalia cada paciente e lhe prescreve um plano terapêutico sob medida para as suas necessidades.
Para o tratamento da dependência química, conte com a Clínica Up Life. Temos profissionais especialistas em atender jovens que infelizmente sucumbiram ao vício, além de dispormos de uma ampla infraestrutura para oferecer conforto e acolhimento ao paciente. Acesse já o nosso site!