
A gravidez é um processo natural, mas também delicado, pois tudo o que ocorre com a gestante pode afetar o feto e vice e versa. Durante esse período, o bebê se alimenta de nutrientes consumidos pela mãe e que chegam até ele através da corrente sanguínea.
Da mesma forma, ele terá acesso a outros tipos de substâncias, o que inclui as drogas lícitas e ilícitas. Sabendo disso, podemos nos perguntar: o que acontece com o bebê quando a mãe usa drogas? Continue lendo para saber!
As consequências do uso de drogas para o bebê
Os efeitos vão depender de alguns fatores como o tipo de droga, o período da gestação, a intensidade e a frequência de uso. Mas isso não significa que o problema não seja grave. De modo geral, os efeitos podem ser bastante agressivos, tornando-se letais tanto para o bebê quanto para a mãe.
Alguns deles podem não matar, mas acompanharão a criança durante toda a vida. É por isso que mães que sejam dependentes de alguma droga lícita ou ilícita precisam buscar ajuda o mais rápido possível.
Veja as principais consequências e as drogas relacionadas a elas:
- Nascimento prematuro ou aborto espontâneo - cocaína, álcool, tabaco, ecstasy e outros estimulantes.
- Mau desenvolvimento do feto (problemas cardíacos e vasculares, diminuição no peso, má formação nos órgãos, problemas respiratórios, má formação do cérebro) - cocaína, tabaco.
- Abstinência (causa ao bebê choro, irritação, diarreia e vômitos) - cocaína.
- Retardamento intelectual - cocaína.
- Problemas psicoafetivos - maconha.
- Complicação durante e após o parto (risco de eclampsia, diminuição da amamentação) – cocaína.
Infelizmente, alguns estudos mostram que o uso de drogas tem aumentado entre as gestantes ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com um percentual estimado entre 5 e 8%. Entre as substâncias lícitas mais utilizadas, podemos citar o álcool e o tabaco e entre as ilícitas estão a maconha e a cocaína.
Se você é gestante e está passando por problemas de dependência química ou conhece alguém nesta situação, não espere mais! Buscar ajuda é o melhor que se pode fazer.
Quem é de São Roque pode encontrar todo o auxílio de que precisa na Clínica UpLife. Trabalhamos especificamente com recuperação feminina em São Roque. Também lidamos com dependentes de álcool e com pacientes com transtornos mentais. Acesse o site e descubra o que podemos fazer por você! Venha nos conhecer!