O lança perfume, também conhecido como loló ou cheirinho, é uma mistura de substâncias que até a década de 1960 eram permitidas no Brasil e usadas nos carnavais e festas para brincadeiras, como hoje utilizamos as espumas.
Em 1961, uma lei de proibição foi criada como resposta aos crescentes casos de morte por ingestão da mistura. Infelizmente, os jovens de hoje estão retomando esta prática prejudicial à saúde. Entenda os efeitos do lança perfume no organismo e qual é a melhor opção de tratamento.
O que é o loló e como ela age no corpo?
Basicamente o lança perfume é produzido com substâncias como éter, clorofórmio, água de bateria e, é claro, perfume, as quais são altamente entorpecentes. Para que seja mais agradável ao usuário, também são adicionados sabores/cheiros artificiais como morango, maracujá, laranja e guaraná.
Vendidos dentro de latas camufladas de refrigerante e cerveja com dispositivo de spray, os lanças são geralmente inalados, mas também podem ser bebidos. A droga rapidamente atinge o sistema nervoso central e seus efeitos duram entre 5 a 25 minutos, fazendo com que o usuário tenha:
- Euforia
- Prazer
- Alucinações
- Pupilas dilatadas
- Coração acelerado
- Aumento da pressão sanguínea
- Formigamento
- Adormecimento de algumas partes do corpo
À medida que o indivíduo vai recobrando a sobriedade, ele sente a necessidade de usar mais uma dose para voltar a ter aquelas sensações. É possível que este uso prolongado implique desmaios, falta de memória e até estado de coma.
Além disso, o corpo passa a criar tolerância ao lança perfume, o que obriga o usuário a consumir uma quantidade cada vez maior para sentir os efeitos desejados.
Quem usa loló geralmente apresenta dependência de outras drogas como o álcool e o tabaco. A longo prazo, a saúde é debilitada, desenvolvendo
- problemas cognitivos causados pela destruição de neurônios
- problemas hepáticos devido a lesões no fígado
- problemas cardiovasculares, por conta dos efeitos no ritmo cardíaco e na dilatação dos vasos sanguíneos.
Por que a internação é o melhor caminho?
O uso do lança perfume é feito, na maioria das vezes, escondido da família. Apenas quando o adolescente passa mal é que se descobre a dependência química.
Nestes casos, a internação em uma clínica de recuperação é a melhor opção. Este espaço foi pensado para oferecer toda a infraestrutura necessária para que a pessoa se livre do vício.
Se em casa há a dificuldade de controle do adolescente, neste lugar ele estará longe das pessoas e dos eventos que estimulam o uso do loló. Nos primeiros dias, já é possível notar diferenças em seu comportamento.
Outro ponto positivo é que há uma rotina pensada para manter sua mente ocupada e o preparar para sua reinserção social.
Dependência química é algo sério e a família deve dar apoio ao jovem, possibilitando que o tratamento seja conduzido por especialistas. Para que seja efetivo, pesquise clínicas de recuperação sérias, leia avaliações e, se possível, faça uma visita para conhecer as instalações. A Clínica Uplife é um estabelecimento com anos de expertise no assunto. Venha nos conhecer!