
A adolescência é um momento de muitas transformações, em que as pessoas estão mais propensas a explorar o que é novo e a fazer descobertas.
Mas estas mudanças também vêm carregadas de riscos, inclusive a possibilidade de um envolvimento com as drogas. Além do álcool e do cigarro, a maconha é uma das substâncias a que os jovens têm mais acesso.
Saiba agora se seu filho está consumindo maconha e o que você pode fazer para ajudá-lo!
Como fica a pessoa depois de usar maconha?
Para saber se alguém está usando drogas, é muito importante comparar os hábitos atuais com os do passado. Houve mudanças? A pessoa está mais agressiva? Substituiu seus amigos antigos por um novo grupo que você não conhece?
Além disso, o consumo de um cigarro de maconha permite a observação de sinais físicos como:
- Olhos vermelhos
- Lentidão no raciocínio
- Mudança repentina de humor
- Sonolência
Observe também se o indivíduo:
- Evita o convívio social com a família, preferindo fazer as refeições em horário alternativo.
- Piorou no rendimento escolar. Converse com os professores para entender o porquê das notas terem diminuído.
- Afastou-se dos amigos habituais. Investigue se eles observaram algo diferente.
- Se seu ente querido é jovem e recebe mesada, observe se ele demonstrou necessitar de mais dinheiro.
É importante identificar a dependência o mais cedo possível para evitar não só os danos causados, mas também uma migração para drogas mais viciantes como a cocaína.
O que os pais podem fazer para ajudar?
É importante observar se o seu filho apresenta alguns dos sinais que apontamos acima. Se você tem certeza de que ele está usando a droga, tente manter a calma e o aborde para conversar sobre o problema. Neste diálogo, é importante deixar claro que você está ao seu lado e deseja ajudá-lo a parar.
Ofereça a opção de ser internado voluntariamente em uma clínica de recuperação. Neste espaço diferenciado e longe da realidade que o atrai para o vício, ele poderá contar com psicólogos e terapeutas que o ajudarão a se desintoxicar e a se livrar da dependência.
Lembramos que a prevenção ainda é o caminho mais recomendado. Converse com seu filho abertamente sobre isso, pontuando as consequências do uso da maconha - tanto do ponto de vista da saúde como do da legalidade, já que se trata de uma substância ilegal - e como ele deve se comportar quando lhe oferecem drogas.
Se você desconfia de que ele esteja fazendo uso dessa substância, procure ajuda de quem entende do assunto. Conte com a Clínica Uplife: somos especializados no tratamento de jovens e adultos dependentes químicos com uma abordagem humanizada. Fale conosco e tire suas dúvidas!