Como funciona o tratamento para viciado em drogas?

Como funciona o tratamento para viciado em drogas?

A dependência química foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença e, como tal, requer tratamento.  Apesar de muitas vezes o portador do vício achar que não está doente e pode parar quando quiser, esta não é a realidade e o mais eficaz é que a pessoa busque a ajuda de profissionais experientes que possam lhe ajudar a se livrar do vício.

As clínicas de recuperação possuem uma equipe especializada em lidar com estes casos e podem ajudar não apenas ao usuário, mas também a sua família, a qual também sofre com a situação e, muitas vezes, precisa de ajuda psicológica. Conheça agora como funciona o tratamento para viciados em drogas. 

 

A internação

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a real necessidade da internação. Apesar de, na grande maioria dos casos ela ser importante, a avaliação disso fica por conta da equipe que assumirá o caso do paciente.

Os aspectos que levam os profissionais a recomendarem a internação nesta primeira etapa do tratamento envolvem a necessidade de afastamento das drogas e das companhias e lugares que a pessoa costuma frequentar. Isso reduz as chances de que ela não consiga lidar com as tentações envolvendo o consumo.

Além disso, quando para de usar as substâncias químicas, o dependente tem crises de abstinências as quais, dependendo do caso, podem até levá-lo à morte. Sendo assim, é importante que, nesta etapa, ele seja monitorado 24h por dia, 7 dias por semana.

 

A desintoxicação

Nessa etapa, é o momento em que o paciente passa pela abstinência, mas também começa a perceber a extensão do estrago que a droga fez em sua vida. Isso ocorre graças às sessões de terapia individuais e/ou em grupo nas quais ele tem a oportunidade de iniciar um processo de reflexão sobre suas ações e pensar em como conduzirá sua vida dali por diante.

É muito doloroso olhar para trás e conseguir finalmente perceber o sofrimento que ele causou a si e aos outros, além das doenças que pode ter contraído ao longo do processo, as quais precisará tratar, muitas vezes, para o resto de sua vida, mas este período de desintoxicação é fundamental para que o organismo se habitue a viver sem drogas e a pessoa decida permanecer sem elas.

 

Recomeço

Depois da desintoxicação, o paciente é liberado para voltar para casa. É comum que esse processo aconteça aos poucos, ou seja, no início ele fica na clínica durante o dia e volta para casa à noite. Com o passar do tempo, reduz a quantidade de dias em que vai à clínica e na sequência a quantidade de horas em que lá permanece.

É importante ter em mente que a dependência química não tem cura. Isso significa que a pessoa passará toda a sua vida em constante vigilância para não retornar ao vício.

 

A Clínica Uplife conta com uma equipe especializada que pode dar apoio não apenas ao paciente, mas também a sua família para que juntos eles possam reescrever sua história. Venha conhecer nossas instalações!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.