Relação entre as drogas e a violência do dependente

Relação entre as drogas e a violência do dependente

As drogas afetam o comportamento do dependente químico, pois atrapalham o funcionamento do sistema nervoso e da mente do indivíduo.

A maioria deles apresenta uma mudança brusca de hábitos e comportamentos. Como a dependência química é classificada como uma doença crônica, ela só tende a piorar com o tempo, o que significa que o comportamento tende a ficar cada vez mais agressivo.

Assim, é possível sim apontar uma assustadora relação entre as drogas e a violência. As pessoas que convivem com dependentes químicos podem ficar receosas de tentar ajudar por conta da agressividade. Como lidar com esta questão? Continue lendo para saber!

 

Como funciona a relação entre drogas e  violência?

Substâncias que têm efeitos alucinógenos mexem com as funções do cérebro e podem piorar sentimentos ruins. Nesse sentido, é de se esperar que elas intensifiquem a agressividade, a qual pode ser ainda mais agravada caso a pessoa passe por abstinência.

Outro aspecto é o contexto familiar e social. Caso não haja uma convivência pacífica, tornando o ambiente hostil e sem compreensão, a situação piora e os sentimentos ruins podem encontrar espaço para se expressar através de atos violentos.

Importante falar que nem sempre essa violência é direcionada àqueles ao redor do indivíduo. Ele também pode dirigi-la para si. Muitos dependentes podem se ferir e não são raros os casos em que tentam o suicídio. Colaboram para isso transtornos ou doenças mentais como ansiedade, depressão, esquizofrenia, entre outros.

Muitos, inclusive, usam drogas exatamente para evitar os sintomas desses problemas que não estão sendo tratados, enquanto outros acabam os despertando a partir do uso das drogas.

 

Como combater a violência do dependente químico?

Enfrentar o dependente químico não irá ajudar muito. Na verdade, esse comportamento pode estimular ainda mais a agressividade e a violência. O ideal é tentar conversar, usando argumentos coerentes.

É muito importante que os familiares e amigos estabeleçam uma relação que faça com que o dependente se sinta seguro e respeitado a ponto de entender que precisa de ajuda. Ser condescendente não é o caminho. O segredo é oferecer auxílio, mostrando a necessidade de procurar ajuda profissional, tanto para a segurança daqueles ao seu redor quanto para a sua.

 

A Clínica UpLife está preparada para cuidar de você e de seu ente querido com todo respeito e empatia. Venha conhecer nossas instalações em São Roque e entenda por que somos a sua melhor escolha!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.