Quando se fala em tratar a dependência química, é importante frisar que há diversas opções de tratamento, algumas usadas pela maioria das clínicas, mas outras mais específicas e amparadas por estudos científicos que são opções de algumas clínicas e de outras não.
Assim, é muito importante compreender melhor o assunto para escolher um local em cuja abordagem você confie e acredite que pode funcionar bem para você e/ou seu ente querido. Conheça melhor o assunto neste post!
Quais os tipos de tratamento?
-
Desintoxicação
Grande parte das clínicas inicia o tratamento pela desintoxicação, o momento em que a pessoa é privada do uso da droga, fazendo com que o organismo se acostume a viver novamente sem ela.
-
Medicação
É comum que ela seja usada em pacientes, sobretudo na desintoxicação, a fim de ajudar a pessoa a lidar com os sintomas da abstinência.
-
Internação
Esta é a conduta da maior parte das clínicas para a etapa inicial do tratamento. Assim o paciente pode ser acompanhado de perto por uma equipe multiprofissional enquanto passa pela desintoxicação.
-
Psicoterapia
É geralmente neste tipo de tratamento que residem as maiores diferenças nas abordagens das clínicas. Há diversas maneiras de conduzir o atendimento psicoterapêutico com o objetivo de ajudar a pessoa a entender as razões que a levaram a dependência, bem como guiá-la em seus primeiros passos rumo à reabilitação, construindo também um protocolo de prevenção a recaídas.
Assim, vale sempre visitar a clínica, buscando compreender como é que se dá a psicoterapia a que o paciente será submetido.
-
Grupos de apoio
Vale frisar que, mesmo após a internação, o tratamento deve continuar, pois a dependência química é uma doença crônica, ou seja, deve ser tratada pelo resto da vida. Assim, a maior parte dos dependentes é orientada a frequentar grupos de apoio como os Narcóticos Anônimos.
Nas reuniões, eles convivem com pessoas que passam pelas mesmas angústias que eles, tendo necessidades similares e, dessa forma, apoiam uns aos outros para que sigam vencendo a batalha contra o vício.
Na Clínica Uplife, nossa equipe está disponível não apenas para levar você para conhecer o espaço, mas também para explicar sobre os tratamentos disponíveis e as abordagens psicoterapêuticas utilizadas. Assim, em caso de dúvidas, é muito importante esclarecê-las.
Oferecemos suporte não apenas ao paciente, mas também às famílias, as quais, na maior parte das vezes, precisam de ajuda para lidar com as feridas abertas pela dependência que machucam a todos os entes queridos e raramente se curam sozinhas, requerendo acompanhamento profissional especializado para que estas pessoas tenham condições de acolher o paciente quando ele estiver apto a voltar para casa. Venha conversar conosco!