Quais são as fases do tratamento da dependência química?

Quais são as fases do tratamento da dependência química?

É muito comum abordarmos assuntos referentes à dependência química, especialmente os temas referentes à identificação do vício, à internação e à recaída.

No post de hoje, queremos tratar das quatro fases do tratamento, sendo que a internação é a última delas. Isso significa que o processo que conduz uma pessoa a aceitar que está doente e se tratar é muito mais longo, difícil e doloroso. Conheça as 4 fases a partir de agora.

 

Pré-contemplação

Nesta etapa, a pessoa começa a perceber sinais de que a dependência talvez esteja trazendo prejuízos para a vida dela, mas ainda reage com ceticismo a isso e considera exageradas as pessoas que lhe alertam sobre tal questão.

Ela ainda não está motivada o suficiente para provocar qualquer mudança de hábitos e comportamentos em sua vida em função da dependência e o nome, pré-contemplação, vem exatamente disto: não se contempla qualquer tipo de mudança de vida neste momento.

 

Contemplação

Conforme o tempo vai passando, a tolerância se estabelece. Isso significa que a pessoa precisará, para ter as mesmas sensações do início, usar uma quantidade cada vez maior de substâncias químicas em intervalos também mais curtos, o que fará com que ela perceba que está tendo problemas com o consumo, embora possa não admitir isso para outras pessoas.

É geralmente nesta etapa que o indivíduo começa a contemplar a possibilidade de mudança em sua vida, mas este processo é ainda muito tímido. É comum faltar motivação para prosseguir e as crises de abstinência lhe mostram que este não será um caminho fácil.

 

Preparação

Nesse momento, a pessoa já está muito mais consciente de todos os problemas causados pelo vício não somente a ela mesma, mas também aos que ama, percebendo o sofrimento deles. Isso faz com que ela comece a considerar os caminhos para escrever uma nova história.

É geralmente nesta fase que o indivíduo tenta abandonar o vício sozinho, mas percebe que precisará de ajuda especializada.

 

Ação

É apenas neste estágio que a internação geralmente acontece, assim como outras mudanças mais visíveis no comportamento do dependente químico: ele está colocando em prática o que planejou para tentar recomeçar e retomar a sua vida.

Contar com a ajuda de profissionais especializados neste momento é fundamental já que a dependência química é uma doença e requer atendimento feito por uma equipe multiprofissional. Mas não se pode ignorar a importância que o apoio da família tem, sendo algo muito relevante para o sucesso do tratamento.

 

A Clínica Uplife conta com uma equipe de profissionais sérios e comprometidos com o sucesso do tratamento dos pacientes. Nossos colaboradores trabalham continuamente para ajudar famílias que lidam com o vício a se reerguerem e escreverem uma nova história. Venha conversar conosco!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.