Quando se fala em terapia ocupacional, boa parte das pessoas não sabe do que se trata e por isso trouxemos um post sobre o tema, considerando que essa é uma das terapias empregadas no tratamento da dependência química.
Para compreender melhor o assunto, é importante entender o que faz um terapeuta ocupacional no contexto de uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Acompanhe o post!
O que faz o terapeuta ocupacional em uma clínica de recuperação?
Uma pessoa geralmente teve um longo caminho de abuso de substâncias químicas até chegar à clínica. Com o tempo, a dependência foi piorando e agravando seu quadro, fazendo com que não raro perdesse o emprego, deixasse de lado o autocuidado e abrisse mão da rotina.
Uma vez que aceitou se tratar, em muitos aspectos, ela está retomando o controle de sua vida e recomeçando, reaprendendo a viver. O papel do terapeuta ocupacional inclui ajudá-la na realização de uma série de atividades cotidianas, ensinando ou relembrando coisas simples, como escovar os dentes, por exemplo.
À medida que o indivíduo vai se apropriando do básico, a terapia vai progredindo, buscando torná-lo cada vez mais apto a retomar sua vida em sociedade, o que inclui a realização de trabalhos manuais que o ajuda a recuperar a autoconfiança motora, a leitura, que colabora para que consiga conversar de maneira fluida com outros e muito mais.
Todas essas ações têm como objetivo restabelecer a autoestima do paciente, fazendo com que ele volte a acreditar em si mesmo e reconstruir laços com seus entes queridos, além de colaborar para sua sociabilidade, preparando o caminho para que, quando deixar a clínica, ele esteja pronto para lidar com os desafios que surgirão.
Psicoterapia x terapia ocupacional
É importante frisar que psicoterapia e terapia ocupacional não são atividades sinônimas. Elas, na verdade, atuam de forma complementar, sendo muito importantes para o sucesso do tratamento.
O psicoterapeuta é um profissional formado em psicologia e que busca, através do diálogo, em sessões individuais e/ou em grupo, abordar aspectos que possam afetar o lado emocional do adicto em recuperação, ajudando-o a organizar seus pensamentos e entender suas fraquezas e potencialidades.
O terapeuta ocupacional, por sua vez, é um profissional com curso superior em terapia ocupacional que tem como foco de atuação aspectos práticos da rotina de retorno do paciente à normalidade, auxiliando-o na recuperação das capacidades que ele tinha antes, mas que lhe foram tiradas pelo vício.
Na Clínica Uplife, temos uma equipe multiprofissional que atua para oferecer aos seus pacientes o melhor atendimento, colaborando assim para um tratamento bem-sucedido. Venha conversar conosco! Agende agora mesmo uma visita!