Como a prática de exercício físico ajuda no tratamento da  dependência química?

Como a prática de exercício físico ajuda no tratamento da dependência química?

É muito comum que, junto com a dependência química, um indivíduo apresente uma série de comportamentos danosos a si mesmo e um deles é o abandono do autocuidado, frequentemente negligenciando o próprio corpo e as práticas que podem auxiliá-lo a permanecer saudável.

Nesse sentido, ao começar o tratamento, é preciso mudar esse comportamento, procurando valorizar a si mesmo e reconstruir a autoestima, o que passa pela busca do bem-estar físico e emocional. É exatamente neste ponto que o exercício físico se torna essencial.

Quer saber como ele pode ser útil ao tratar a dependência química? Siga lendo o artigo!

 

O que é exatamente exercício físico?

Muita gente usa os termos atividade física e exercício físico como sinônimos, quando na verdade eles não o são. A realidade é que uma pessoa se movimenta de maneira intencional quando, por exemplo, limpa a casa ou sobe uma escada. Neste caso, ela está praticando atividade física.

O exercício físico, por sua vez, é algo mais planejado e orientado por um educador físico – profissional formado em Educação Física – com a intenção de atingir um determinado objetivo que pode incluir, por exemplo, melhorar a flexibilidade e perder ou ganhar peso, mas também pode envolver aspectos psicológicos, como recuperar a autoestima.

Em suma, quem faz exercício físico está praticando atividade física, mas o inverso não necessariamente é verdadeiro. Isso posto, veja a seguir como exatamente a prática de exercício físico pode impactar positivamente o tratamento contra a dependência química.

 

Benefícios da prática de exercício físico no tratamento da dependência

 

Agora que já sabemos que o exercício físico é cuidadosamente planejado com um objetivo, fica mais fácil perceber que ele é um dos pilares no tratamento da dependência, o qual geralmente é multidisciplinar, isto é, inclui a atuação de uma série de profissionais de diferentes áreas que juntos vão auxiliar o paciente a se livrar do vício.

Nesse sentido, alguns dos benefícios dessa prática incluem:

 

  • Diminuição do estresse

Quando alguém está se tratando, há vários momentos em que a tensão aumenta, seja pelo desejo de voltar a usar drogas, seja pela quantidade de preocupações e angústias que surgem. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos é muito útil para aumentar o gasto de energia, facilitando a eliminação do estresse.

 

  • Melhora do humor

O humor de quem pratica exercícios melhora porque, além de o estresse diminuir, a pessoa se sente mais confiante e otimista, o que afasta dela doenças mentais e/ou psíquicas como depressão e ansiedade.

 

  • Maior sociabilidade

Boa parte dos adictos que estão em recuperação apresentam dificuldades no quesito socialização por terem tido a sua autoestima abalada e às vezes até destruída pelo vício. A prática de exercícios pode ser muito útil para recuperar a capacidade de interagir com outras pessoas de maneira saudável, através, por exemplo, da proposição de atividades feitas em grupos.

 

Como se vê, existem muitas razões pelas quais contar com a presença de um educador físico que direcione as atividades ao longo do tratamento pode fazer toda a diferença para a recuperação de um dependente químico.

Na Clínica Uplife, temos um grupo de profissionais que trabalha contínua e incansavelmente para promover um atendimento individualizado e eficaz, proporcionando maiores chances de sucesso na recuperação do paciente. Venha conversar conosco!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.