O álcool, assim como boa parte das drogas, é bastante usado para fins recreativos. O que provavelmente o torna mais perigoso é o fato de seu consumo ser legalizado para qualquer pessoa maior de 18 anos, facilitando o acesso a ele e as oportunidades de ingestão.
É muito comum que a substância seja oferecida em festas e confraternizações, assim como em eventos. Para seus usuários, é difícil distinguir quando se trata de um uso eventual, para relaxar, livrando-se do estresse de uma semana complicada ou celebrando uma boa notícia e quando beber se transforma em vício.
No segundo caso, ele costuma receber o nome de alcoolismo e é considerado pela OMS – Organização Mundial da Saúde –uma doença, requerendo tratamento especializado o quanto antes a fim de ampliar as possibilidades de reabilitação.
Talvez você esteja se perguntando se deve se preocupar. Neste post, falaremos sobre os sinais de que alguém se tornou alcoólatra. Não deixe de ler!
Sintomas de alcoolismo
É importante, antes de começarmos, que você entenda que deve analisar não apenas os sintomas, mas o quadro geral. Quando alguém é alcoólatra, geralmente a pessoa começa a reunir vários sintomas simultaneamente e é possível observar, com o passar do tempo, uma piora gradativa do quadro.
- Começar a beber fora dos eventos ou situações socias
Um usuário costuma beber apenas no fim de semana ou quando está em uma festa ou evento. Quando a dependência química se instala, a pessoa não consegue ingerir álcool apenas nessas oportunidades e o consumo se torna cada vez mais frequente.
- Continuar bebendo, mesmo quando já se está alcoolizado
Usuários comuns percebem quando estão começando a ficar alcoolizados e geralmente fazem pausas, comendo algo, ingerindo mais água ou até suspendendo o consumo naquele dia. O dependente costuma não parar e segue bebendo, mesmo quando já está completamente alcoolizado.
- Agressividade diante do confronto
Quem está de fora, geralmente familiares e amigos, costuma perceber que algo está errado e tentar prevenir o outro. Nesses casos, o alcoolista comumente se torna agressivo, não reconhecendo as mudanças e insistindo em não conversar sobre elas.
- Tentativa de esconder o consumo
Buscar esconder o uso da bebida é bastante comum, mas se torna também um indicativo de que a própria pessoa já percebeu que algo pode estar errado e por isso prefere esconder o uso a ter que lidar com as críticas.
- Situação profissional, estudantil e/ou financeira afetada
Com um consumo mais frequente, o indivíduo começa a ter dificuldade para se concentrar no trabalho, escola e/ou faculdade, aumentando as chances de abandonar os estudos, seja porque não consegue boas notas ou porque se elevam a quantidade de faltas. No trabalho, a chefia imediata costuma perceber o baixo rendimento e, nesses casos, acaba dispensando o funcionário.
Como se vê, o alcoolismo pode afetar todos os aspectos da vida de um indivíduo. O que começa com um consumo recreativo pode se tornar um vício sem que a pessoa perceba. Se você conhece alguém nesta situação e quer ajudar, venha conversar com a equipe da Clínica Uplife! Podemos esclarecer suas dúvidas e lhe orientar sobre como lidar com a questão.