O alcoolismo é qualificado como uma doença crônica, que pode durar alguns anos ou perdurar até o fim da vida. Caracteriza-se por uma vontade imensa de ingerir bebidas alcoólicas, tolerância ao álcool (tendo que ingerir cada vez mais doses maiores), angústia ao ficar em abstinência e falta de controle ao tentar parar de beber.
Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 5,3% das mortes que acontecem anualmente pelo mundo são causadas pelo alcoolismo, ou seja, cerca de 3 milhões de pessoas por ano morrem devido a este vício.
Desconfia de que um parente seja alcoólatra? Continue lendo e saiba o que fazer.
Codependência
Durante o período em que o paciente ainda não reconhece a doença, é comum que familiares e amigos criem um sentimento de responsabilidade para com o alcoólatra. Essa relação é caracterizada pela preocupação maior com o paciente do que consigo e se chama codependência.
Mesmo após o diagnóstico, o codependente sofre muito e não é raro que necessite de auxílio psicológico para lidar de forma mais objetiva com o alcoolismo de seu ente querido.
Como apoiar o seu familiar?
Antes de tudo, é muito importante compreender que na, maioria dos casos, procurar uma clínica de reabilitação de qualidade, como a Clínica UpLife, é essencial para a melhora do paciente. Afinal, é lá que estão os profissionais experientes no assunto e um ambiente seguro para o dependente.
Mesmo assim, o apoio familiar é fundamental em todas as fases. Então, veja abaixo algumas atitudes que a família pode ter para ajudar o dependente alcoólico:
- Busque estar mais presente na rotina da pessoa;
- Entenda os motivos que a levam a usar bebidas alcoólicas;
- Preste atenção na quantidade de álcool ingerida;
- Procure introduzir o assunto naturalmente;
- Demonstre ser compreensivo quanto à doença;
- Busque oferecer apoio;
- Incentive a busca de apoio profissional e, se preciso, internação;
- Auxilie na aderência e na permanência da pessoa no tratamento.
Se você ou algum familiar se encontra nessa situação, não hesite em buscar ajuda. A Clínica UpLife conta com diversos profissionais especializados para o tratamento do alcoolismo, sempre de uma forma humanizada para que o paciente tenha todo o suporte necessário.
Se percebe que está desenvolvendo codependência, não deixe de buscar apoio. Nossa equipe tem terapeutas que podem ajudar você a passar por esta fase difícil. Entre em contato hoje mesmo e converse com nossos colaboradores!