A OMS (Organização Mundial da Saúde) já reconheceu que o alcoolismo é uma doença e, como tal, necessita de tratamento. Quando isso não acontece, ele tem o poder de desencadear outras enfermidades que podem, inclusive, levar uma pessoa à morte.
Tratar a dependência de álcool não é fácil porque nem sempre estão evidentes os fatores que levam alguém ao vício. É possível acabar com o alcoolismo? Em caso positivo, como isso deve ser feito? Saiba a resposta para esta e outras perguntas neste post.
Alcoolismo tem cura?
A resposta é bastante clara: não. Trata-se de uma doença que não tem cura, assim como a diabetes, a hipertensão, o lúpus e tantas outras. O que faz a diferença nesses casos é o tratamento. Se um indivíduo for adequadamente tratado, ele manterá a doença sob controle e não terá problemas com estas enfermidades.
Como é o tratamento do alcoolismo?
O tratamento envolve, no início, administração de medicamentos e por isso é muito comum que uma internação seja necessária.
A depender do tempo de uso do álcool e do grau de dependência, um indivíduo terá sérias crises de abstinências para as quais um psiquiatra geralmente precisa não apenas prescrever o uso de medicação, mas também acompanhar a evolução do paciente.
A terapia, seja ela individual ou em grupo também é importante. Ambas têm funções distintas, mas papel importante no processo. Quando conversa sozinho com o psicólogo/terapeuta, o paciente é convidado a refletir sobre sua trajetória na busca por compreender os motivos que o levaram à dependência.
Em momentos conjuntos, o interno percebe que não é o único lidando com a doença. Isso lhe traz forças para prosseguir, além de preciosas lições advindas dos depoimentos dados por outros pacientes. Ali ele é escutado sem recriminações por seus pares, que compreendem o que ele vivencia.
Durante a internação, outros fatores também são muito importantes para o sucesso do tratamento, como a prática de atividade física conduzida por um preparador físico, uma alimentação balanceada, planejada por uma nutricionista, um ambiente de paz que possibilite sua recuperação física, psíquica e mental, entre outros.
É importante escolher com cuidado o local da internação para que a pessoa tenha acesso a um tratamento focado em suas necessidades. A Clínica UpLife, por exemplo, atende a homens e mulheres de forma diferenciada, compreendendo que os aspectos biológicos também precisam ser considerados no tratamento.
Seu time de profissionais está atento para perceber sinais de quando a dependência já causou outros problemas de saúde, sejam doenças de ordem mental, como a depressão e a ansiedade, sejam de ordem física, como danos ao aparelho respiratório ou digestivo.
Venha conhecer nosso time de colaboradores e esclarecer todas as suas dúvidas! Agende agora mesmo a sua visita!