Nos dias atuais, tem crescido a propaganda das empresas fabricantes de bebidas alcoólicas que tem como objetivo alcançar o público feminino, um fator que de início pode parecer inofensivo, mas que tem o potencial de aumentar o número de alcoolismo entre as mulheres.
Por muito tempo a ingestão de álcool e a dependência desta substância foram fatores associados ao público masculino. No entanto, esse tem se tornado um problema que acomete ambos os sexos, por isso é importante compreender melhor tal questão.
Para aprofundar seu conhecimento sobre os efeitos do alcoolismo em mulheres e saber onde encontrar o melhor tratamento para esse problema, continue lendo este texto!
Efeitos do álcool nas mulheres
Nas mulheres, o álcool é metabolizado de uma maneira diferente do que ocorre com os homens. Assim, elas tendem a apresentar um maior índice alcoólico no sangue se comparado com o sexo oposto, mesmo quando ambos ingerem a mesma quantidade da mesma bebida.
Isso ocorre devido ao fato de o corpo feminino ter, proporcionalmente, mais tecido adiposo que o masculino, por variações hormonais em períodos menstruais, bem como por outros aspectos fisiológicos que são próprios delas e as deixam mais vulneráveis ao álcool.
Dessa forma, mulheres precisam da ingestão de uma menor quantidade dessa substância para estarem em estado de embriaguez, o que faz com que a progressão rumo ao uso abusivo e descontrolado seja mais acelerada.
Riscos para a saúde
É de conhecimento geral que o uso contínuo e exagerado de bebidas alcoólicas traz inúmeros prejuízos para a saúde e entre as mulheres os principais perigos são:
- Doenças hepáticas, como a cirrose;
- Hipertensão;
- Derrame cerebral hemorrágico;
- Câncer de mama;
- Doenças psiquiátricas, como a depressão;
- Problemas para o feto, caso beba durante a gravidez.
Além dos prejuízos para a saúde, o alcoolismo também ocasiona problemas de convivência, muitas vezes destruindo famílias. Esses fatores podem fazer com que a pessoa se sinta isolada e sem apoio, acarretando mais problemas emocionais.
Procure ajuda especializada
Como vimos, o organismo das mulheres reage de forma diferente ao consumo de álcool, sendo necessário, portanto, uma intervenção específica para o tratamento da dependência desta substância para o público feminino.
Os cuidados com elas devem envolver profissionais especializados nessa área, além de um ambiente propício para a recuperação.
Pessoas viciadas dificilmente admitem que estão fora do controle da situação, por isso é importante que quem convive com elas faça o papel de orientação, mostrando os males que o vício está causando e aconselhando-as a buscar um tratamento.
É importante que essa conversa ocorra quando a pessoa estiver sóbria para evitar maiores transtornos, tendo em vista que o estado de embriaguez altera os sentidos, fazendo com que o indivíduo esteja mais suscetível a brigas e discussões.
Se você conhece alguém que está precisando de ajuda para se reabilitar do alcoolismo, ou se você mesmo estiver precisando dessa força, pode contar com a Clínica Up Life. Temos profissionais qualificados para a recuperação de pessoas viciadas em álcool, os quais poderão ser um de seus alicerces rumo à superação dessa doença.