Pelo fato de o álcool ser uma droga legalizada e de uso muito comum em eventos sociais, quem desenvolve uma dependência desse tipo de substância geralmente apresenta bastante dificuldade para admitir que precisa de tratamento.
E, mesmo que a pessoa entenda que precisa se tratar, não é fácil concordar com a internação em uma clínica de reabilitação, pois ela acredita poder fazer isso sem necessidade de se afastar de sua vida e rotina.
De fato, há casos em que isso é possível, mas existem também situações em que, para se ter um tratamento efetivo, a internação é recomendada como a alternativa mais segura para o paciente, sobretudo na fase inicial do processo de reabilitação. Quer saber o motivo? Leia este artigo!
Por que se internar em uma clínica?
Há dois tipos de dependentes: aqueles que não se convenceram de que estão doentes e sequer cogitam a possibilidade de se internar ou serem internados pela família e os que sabem que estão doentes, tentam resistir ao vício e não conseguem.
No primeiro caso, geralmente a internação se dá involuntariamente, por solicitação dos entes queridos, pois a pessoa pode passar a representar um risco para si e para os que estão à volta dela.
No segundo caso, o dependente do álcool geralmente já tentou abandonar o vício sozinho por diversas vezes e não conseguiu, o que pode levá-lo a concordar mais facilmente com a internação.
Em ambas as situações, a clínica possibilitará ter um ambiente favorável para que a pessoa se concentre apenas na sua recuperação, estando privada do uso do álcool e podendo contar com profissionais especializados que lhe darão o suporte necessário para atingir este objetivo.
Por que a clínica é importante?
Porque ela combina, no mesmo espaço, um tratamento feito em etapas que possibilita não apenas a desintoxicação, mas também a psicoterapia, algo extremamente importante para que o indivíduo reflita sobre a sua atual condição, sobre tudo o que o álcool lhe tirou e principalmente sobre os motivos que o levaram à dependência.
A partir dessas reflexões, a pessoa tem a chance de mudar realmente a sua vida, podendo estabelecer objetivos para quando sair da clínica e construir um protocolo de prevenção a recaídas baseado nos gatilhos que o próprio tratamento possibilitou que ela identificasse.
Assim, um tratamento na clínica de reabilitação vai muito além de simplesmente privar um indivíduo de beber, o que é importante, mas por si só não resolve o problema sem que haja uma real mudança de pensamento do paciente.
Na Clínica Uplife, temos profissionais especializados no tratamento da dependência de álcool que poderão ajudar você e sua família a deixar para trás de vez esta fase tão difícil da vida. Venha conhecer nosso trabalho!